A Assembleia Geral Extraordinária desta quinta-feira, 29, também tratou da apresentação, por parte de representante da Unimed, da possibilidade do cancelamento do Plano 129, o mais antigo feito junto a Associação dos Servidores Municipais de Palmas – Assemp, ainda na gestão do presidente Pedro Gomes, no formato em que se encontra na atualidade.
De acordo com a Unimed,a argumentação da operadora é que o plano teria atingido um alto índice de sinistralidade nos últimos 12 meses. O cancelamento seria a partir do dia 20 de agosto, de acordo com a informação passada pela empresa.
A operadora esteve presente para apresentar, através do representante Comercial, Cristiano Figueredo, que discorreu sobre a opção de novo formato de plano oferecido para ser acatado ou não pelos associados.
Neste novo formato, que está em fase de negociação, o plano teria co-participação apenas para consultas, ficando os demais procedimentos cobertos da mesma forma que são atualmente. A empresa apresentou valor de co-participação de 50% do que é pago pela Unimed ao médico cooperado, mas, este percentual já foi reduzido nas negociações preliminares da Diretoria e a Uniemd, apesar de não ainda ter sido alcançado um percentual que agrade a ambas as partes. E, de acordo com a proposta seria possível manter os planos nos formatos Nacional e Municipal, sendo excluída o formato Regional.
Também haveria aumento no valor da 'fatura' paga pelo associado, com percentual a ser definido.
O presidente Cleison Nunes informou que, apesar de ter sido pesquisado e cotado pela equipe diretiva da Assemp, nenhuma outra operadora se manifestou interessada em formalizar parceria com a Assemp.
Também foi argumentado pelo departamento jurídico da Assemp, presente ao evento, que o rompimento do contrato não pode ser feito de forma unilateral imediatamente, já que segundo a legislação esse procedimento só pode ser tomado em caso de comprovação de fraude ou inadimplência.
Diante dos questionamentos apresentados, formalizou-se as seguintes deliberações:
A Assemp se comprometeu a buscar novas propostas junto a operadoras de Plano de Saúde e informa-las, via site da Assemp, caso seja localizadas, e ainda manter a via de negociação junto a Unimed para reduzir valores.
A Unimed Palmas se comprometeu a avaliar a possibilidade de estender o prazo de cancelamento e ainda reavaliar os percentuais de aumento.